
A TV Diário é uma emissora de televisão aberta surgida no Ceará que com ousadia e disposição vem exibindo uma programação produzida a distâncias do eixo-emissor da comunicação brasileira. Essa emissora tem uma programação independente, ou seja, cria seus programas próprios de acordo com o interesse local, por isso aos poucos vem roubando o espaço da Rede Globo na região. Como a Rede Record já tem sido uma concorrente em potencial na região, a Tv Diário vem sendo motivo de grande preocupação para a Globo.
Devido a esse problema, os lucros obtidos através da publicidade têm tido uma diminuição significativa para a outra afiliada da Globo na região.
Não há cláusula no contrato da TV Globo com as afiliadas que citem este item de que é proibido o mesmo grupo possuir outra emissora via satélite para todo o Brasil, entretanto, como a ameaça de perda de público da Globo agora é uma realidade, a emissora está pressionando os membros da TV Diário (os seus diretores e todo o seu cast de apresentadores) no sentido de que a TV Diário deixe de ser exibida em rede nacional (via satélite).
A TV do Nordeste corre o risco de ser transmitida apenas em caráter local e alguns pontos do interior do Ceará. Tudo por conta do medo da Globo de perder espaço, audiência, e assim, perder parte dos seus lucros, com a baixa no preço dos anúncios nos blocos de comerciais e patrocinadores.
O dilema que fica para a Rede Verdes Mares é se vale a pena se arriscar a perder duas afiliadas da Globo para investir na sua grande promissora Tv Diário.
POR TV NET FACNOPAR (DIONE AQUINO E MAYARA)