
O novo reality show da Record, A Fazenda, estreou no dia 31 de maio (domingo) às 20h30. A nova aposta da casa, já vinha prometendo “fisgar” o telespectador pelas mais curiosas e inusitadas situações que poderiam ocorrer com 14 celebridades isoladas em uma fazenda de 150 mil m2 (localizada em Itu-SP), em busca de 1 milhão de reais ao fim do programa. Receita fácil de se conseguir audiência, né?!
Porém, o que se vê é uma sucessão de problemas, desde a escolha do apresentador Britto Jr. (apático e com uma animação de dar inveja!) até a escolha de vários participantes que vivem no mais completo ostracismo (gente, me diz quem viu o “super bem sucedido” seriado “Donas de Casas Desesperadas”, da RedeTv!, com a participação da atriz Franciele Freduzeski em 2007 ?).

Além disso, as analogias com o Big Brother Brasil (Globo) e a antiga Casa dos Artistas (SBT), são inevitáveis, dado que A Fazenda também dura três meses no ar, tem provas e obrigações que os participantes devem cumprir, faz suas eliminações ao vivo e tem sempre o Fazendeiro da Semana (um líder). Mas o que diferencia muito A Fazenda da atração dirigida pelo diretor global Boninho, é que o “bbb” da Record tem tudo para virar sucesso, mas ao contrário do BBB, está cheio de erros. Veja alguns deles:
A estreia em baixo de chuva (por que não se pensou num toldo?) e o apresentador congelando nas eliminações ao vivo (por que a direção não opta por ele ficar em um estúdio ou cenário?);
Também na estreia, um erro técnico no momento da primeira abertura musical (será que no dia da estreia os supervisores e técnicos não deveriam ficar mais, vamos dizer, cuidadosos com esse tipo de coisa?);
As câmeras estão longe demais dos participantes (coitado dos telespectadores míopes...), entre muitos outros erros.
O que se pode concluir a partir disso, é que A Fazenda pode sim ser um fenômeno de audiência tão grande quanto o já pioneiro BBB, inclusive está mostrando que as famosas e infalíveis briguinhas entre os participantes já vem alavancando sua audiência. O que se questiona aqui é como a Record investe cerca de 22 milhões de reais num reality show e não pensa sequer nestes erros tão evitáveis. Quer um erro mais evitável do que o GC- gerenciador de caracteres- mostrar bem antes da hora, a eliminação da participante Franciele com 50 % dos votos do público?
É, a Record que se diz a vice-líder com qualidade superior a da primeira colocada Globo, precisa e muito repensar suas escolhas, para que não se transforme da emissora do bispo na emissora dos fiascos...
Por TV NET FACNOPAR (ANDERSON LOPES)
O formato do programa é bem clichê e todo mundo já conhece.Em relação aos erros não achei que foram tão graves assim, o BBB também tinha muitos problemas , que são tipicos de programas ao vivo.O único problema que eu percebi mesmo e que fica visivel são as cameras que ficam muito longe.
ResponderExcluirJacqueline Miranda
Eu sou fão assidua do BBB, e em compração ao novo reality não tenho o que discordar... Penso que artista ja tem sua fama, é mais facil vc ver um "famoso" todos os dias num confinamento em uma fazenda por 3 meses do que vc começar a assistir um programa (no caso BBB) sem conhecer nenhum dos participantes e fazer desses "descnhecidos" a atrção princial em 3 meses de programa que se passa tdos os dias...
ResponderExcluirE em relação a qualidade, não adianta a Record querer se comparar a Globo que sem duvida nenhuma é a campeã tanto em REALITY como em novela.
Ana Paula Ribeiro
COMO AS EMISSORAS DE TELEVISÃO SEMPRE COPIAM UMAS DAS OUTRAS, NÃO TENHO MUITAS CRITICAS A FAZER A ESTE NOVO REALIT SHOW, POIS É COMO SE FOSSE O BBB, MAS CLARO SE OLHARMOS COM OLHAR CRÍTICO VAMOS ACHAR INÚMEROS ERROS POR SER UM PROGRAMA AO VIVO
ResponderExcluirPOR DANIEL
Todos tem direito a segunda chance, vamos afirmar que a 1ª edição do BBB deixou muito a desejar, varios erros. principalmente ao forjar a Marisa Orth apresentando o mesmo programa com o Bial, é claro que não deu certo,
ResponderExcluirnessa primeira edição tinha erros de som. imagem, iluminação e um monte de coisas...O que acontece nos dias de hj com esse mesmo "BBB"? Um dos maiores sucessos da Tv brasileira. Gente "A Fazenda" esta apenas a 3 semanas no ar, vamos ver no que vai dar, quem sabe não se torna um fenomeno brasileiro tbém..
Agora tem uma coisa isso certamente ocorrerá qdo a Record começar a andar com suas próprias pernas não adianta fazer tdo igual a "concorrente" pois se não " O bicho vai pegar" e nós o publico é quem iremos decidir se "A Fazenda" bota ou não o pé na estrada.
Milton César
15/06 as 23:59
Realmente a Rede Record naum foi feliz nem em quem escolheu para o reality tanto quanto o apresentador, lá estão psedosfamosos, numa cópia mal e porcamente feita o BBB.
ResponderExcluirAcredito que falta criatividade dos diretores da emissora, gente quam aquenta aquela xaropiche de mutantes, naum adianta naum vai virar uma "malhação" da vida.
Meu é muita chato esse reality.
Parabéns pela matéria.
Por Alexandro Freitas