quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

*AVALIAÇÃO DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO I

MARSHALL MCLUHAN

01) O que McLuhan quis dizer com o termo “Ovo Eletrônico”?

02) Explique a idéia de Aldeia Global.

03) Como a noção proposta por McLuhan, “O meio é a mensagem”, pode ser aplicada às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação?

Respostas

01) McLuhan ao usar o termo “Ovo Eletrônico”, fala claramente de um mito cosmogônico (que procura “desvendar” a origem do Universo através de estórias fantasiosas, pois como já se sabe, são mitos) e assim caracteriza o planeta se transformando em um ovo eletrônico encoberto por redes, que interligam tudo. Dessa forma, para McLuhan as novas tecnologias seriam apenas uma extensão do corpo humano: como a roda seria uma extensão dos pés, o livro uma extensão dos olhos, as roupas uma extensão da pele, circuitos elétricos uma extensão do cérebro (sistema nervoso central) e o telefone uma extensão do ouvido. Esse novo ambiente criado e formado pelo o próprio homem, destina-se a moldar os seus padrões de percepção do mundo e de si próprio.

02) A “Aldeia Global” de McLuhan, poderia ser definida com a ideia de que individualização já não existe mais, agora todos os atos e suas conseqüências passariam a ser coletivas. O próprio globo passaria a agir como uma verdadeira aldeia, é o chamado processo de "tribalização". Assim, para McLuhan a “Aldeia Global” seria nada mais do que a volta de um tipo novo de comunicação, não mais apenas “tipográfico ou visual”, que aconteceria nas aldeias: as pessoas estariam cada vez mais perto uma das outras e dessa forma a comunicação ocorreria muito mais rápida e seria instantaneamente compreendida pelos outros (vale ressaltar que nem por isso eles todos deveriam ser iguais e compartilharem das mesmas idéias). Nos tempos de McLuhan (que nem eram tão antigos assim pois ele viveu até a década de 80), a “musa” das comunicações, que possibilitava o acesso a essa tal Aldeia Global, era televisão (que já possuía nessa época o vídeo tape e as cores). Desse modo podemos dizer que se McLuhan vivesse em nossos dias, a Internet seria por ele compreendida como a mais importante ferramenta para a construção concreta de uma Aldeia Global, pois na grande rede existe a comunicação Todos e Todos, diferentemente da televisão onde a comunicação se processa através do modelo Um e Todos (o que de certa forma inviabiliza uma maior interação e participação das pessoas).

03) Quando McLuhan diz que o meio é a mensagem (ou a mass –age) , podemos atentar ao fato de que o meio é geralmente pensado (no atual modelo de comunicação de Shannon e Weaver) como um simples canal de passagem e transmissão de conteúdo comunicativo, mas para McLuhan o “meio” deve ser entendido como um elemento determinante na comunicação (pois tanto pode determinar uma forma positiva quanto negativa de acordo como é veiculada essa comunicação). Já no âmbito das Novas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), é interessante relembrar que cada vez mais tem se dado “peso e valor” quanto ao meio em que se propaga a comunicação, pois dependendo da forma de como é recebida essa informação (escrita ou oral, pelo rádio,tv ou internet),em cada caso tem-se diferentes modos de compreender e perceber detalhes do conteúdo da mensagem. Por isso McLuhan considera o meio tão importante no processo da construção da comunicação.






EDGAR MORIN


04) Explique a relação entre os mitos e a elaboração do “star system” hollywoodiano em Edgar Morin.

05) Enumere os principais arquétipos e desenvolva um de modo mais aprofundado.



Respostas

04) Para compreendermos melhor o que vem a ser “star system”, é necessário explicar que foi a partir de 1919, passando por 1931 e 1932 (época áurea do ‘star system’), que a indústria cinematográfica de Hollywood passou a orbitar em volta das estrelas (atores que passaram de desconhecidos a quase deuses) e suas vontades. Assim como os mitos (sejam eles quais forem), a partir da década de 20 os anônimos atores começaram a se tornar verdadeiras estrelas e desse modo ficavam na mente das pessoas como objeto de culto, adoração e eram por muitos, considerados não-mortais; sua forma de viver estava muito acima de qualquer outra vida comum. Suas relações amorosas se pareciam com a de grandes deuses das mais variadas mitologias: eles se casavam, separavam e até recusavam casamentos se não fossem com grandes aristocratas e tudo isso, de certa forma intervinha na vida dos espectadores. Destaca-se aqui que o "star system", criando suas "estrelas" que são tratadas com a máxima importância, inclusive financeiramente, tem se mantido vivo e forte até hoje (inclusive pela força que recebe dos meios de comunicação e mídia).


05) Os principais arquétipos femininos são: ‘Virgem Inocente’ (ou Rebelde), ‘Vamp’ (mitologia nórdica), ‘Grande Prostitua’ (mitologia mediterrânea), ‘Divina’ (junção da Virgem Inocente com a Grande Prostituta) e ‘Femme Fatale’ (junção da Vamp com a Grande Prostituta). Já os arquétipos masculinos mais importantes são: ‘Herói Cômico’ (como C. Chaplin) e o ‘Aventureiro’ e o ‘Herói Romântico’ (o ator Rodolfo Valentino assemelha-se mais a uma síntese entre os dois últimos arquétipos citados, tendo sempre como referencial ser um ídolo do amor que realizaria feitos inimagináveis.)
A Divina seria uma mulher tão misteriosa e soberana quanto a citada Femme Fatale e tão pura e sofredora quanto a Virgem Inocente. Como característica psicológica poder-se-ia notar que o arquétipo feminino da Divina se encontra perdida em seus sonhos inacessíveis (por isso ela é tão misteriosa), tendo como especial representante no cinema de Hollywood, a atriz Greta Garbo. Aliás, a mesma atriz de nacionalidade sueca, mas que brilhou no cinema americano, foi por décadas o referencial de mulher elegante na moda, pois seu visual sofisticado atraía tanto quanto suas sobrancelhas e pálpebras marcadas com maquiagem (nota-se aí que o arquétipo da Divina por ser uma mescla entre a V. Inocente e a G. Prostituta, “herdou” da Inocente seus olhos crédulos, grandes e misteriosos).

LOPES DA SILVA, Anderson

*Avaliação da disciplina de Teoria da Comunicação I, ministrada pelo Prof. Ms. José Abílio Perez Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário