A atual telenovela é oriunda dos folhetins românticos que circulavam em jornais pela Europa e pelo Brasil. Passando pela radionovela, houve a transição desse gênero para o veículo chamado TV. Assim, desde as mais memóraveis radionovelas, tal narrativa atrai e de certo modo, influencia seu público receptor.
Por esse viés, chega-se a Teoria da Agenda Setting, na qual os veículos de comunicação massiva, as mídias e consequentemente o conteúdo neles expressos, influenciam o que será o assunto do dia. Em outras palavras, a Agenda Setting pauta nossas discussões sobre determinado tema ou assunto.
Vale fazer aqui uma consideração que em muito corrobora para a escolha da discussão de um assunto ou outro contido na telenovela. Surge assim, o que os téoricos e estudiosos da comunicação chamam de Merchandising Social.
A grosso modo, define-se como Merchandising Social a inserção de temas considerados de cunho social, como por exemplo, em "Viver a Vida" (de Manoel Carlos, na Rede Globo) a anorexia alcóolica é discutida como patologia presente na vida da personagem encenada por Bárbara Paz.
Isso leva a crer que de certa maneira o merchandising social reforça as ideias defendidas pela Teoria da Agenda Setting: questões que seriam difíceis de serem trabalhados e (assimilados) pelo público se fossem msotrados em outros programas, adquirem maior visibilidade quando apresentados em um programa televisivo de maior audiência na nossa cultura; a telenovela (principalmente a do horário nobre).
Um questionamento rápido e sem maiores implicâncias, cabe aqui acerca se o tratamento dado a temas polêmicos nas telenovelas brasileiras (como homossexualidade, alcoolismo, ética biogenética, etc.) não contribuem apenas para reforçar ainda mais estereótipos, rotulações e preconceitos sobre determinada situação.
De todo modo, também se faz necessário destacar o pensamento de Jesus Martín-Barbero (grande estudioso das questões comunicacionais focadas na recepção latino-americana), quando este afirma que o primeiro contato de inúmeras pessoas (com abixo nível de escolaridade e poder aquisitivo) com tais temas são realizados por intermédio da TV. Portanto. isso se torna mais plausível ao pensar quão grande é o "poder" que a televisão exerce na população brasileira, seja ele para esclarecer/informar ou seja ele apenas de entreter de forma mediada.
LOPES DA SILVA, Anderson
*Texto escrito no dia 28/12/2009 como avaliação da displina de TEORIA DA COMUNICAÇÃO II, ministrada pela Prof. mestranda Regina Krauss.
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